Queridos leitores, mudando o público porém mantendo a temática da inclusão social e respeito ao próximo a aula exposta a seguir é um exemplo de cidadania e de inserção do idoso na sociedade, proporcionando momentos de lazer e trocas de vivencias.
O
idoso na sociedade
Objetivos:
Relacionar o respeito
às diferenças e o direito à cidadania;
Discutir o direito, a
cidadania e o respeito à pessoa idosa em sociedade;
Reafirmar a cultura de respeitar
as diferenças humanas;
Priorizar as práticas
cooperativas, no intuito de desenvolver as relações de parceria e cooperação
entre os alunos.
Metodologia:
Para a realização da atividade que tem
como título “O idoso na sociedade”, usamos como recursos despertadores do
debate, o clipe Firework da cantora internacional Katy Perry, clipe este que
foi apresentado para a visualização dos alunos, junto com a letra da musica em
inglês e sua tradução para o português na mesma folha.
Após a visualização do clipe, o
professor fez uma intervenção e questionou o que os alunos tinham entendido da
musica, muitos destes alunos pediram para visualizarem o clipe novamente, pois
o acharam muito bonito. Em seguida foi feita uma leitura coletiva da tradução
da musica pelo professor e pelos alunos. Neste momento o dialogo foi estimulado
e sena do clipe fora mencionadas. Cenas estas, que os alunos citaram; a criança
com câncer, a mulher no parto, adolescente acima do peso com vergonha do
próprio corpo, o jovem homossexual triste na boate, a criança com lar
desestruturado (na linguagem infantil os pais brigando), o adolescente sofrendo
violência física por grupo de adolescentes.
Depois dos relatos dos alunos, novamente
o professor volta a intervir afirmando como a própria tradução da letra da
musica da cantora Katy Perry afirma, todos nos somos diferentes, mas, todos nós
somos capazes de brilhar (fazer a diferença). Reafirmando assim os ideais de
que ser diferente é normal, ou seja, o respeito as diferença.
Em seguida o educador propôs
apresentação,partes do curta metragem “Vida de Idoso”, vídeo de autoria de
Sidney Aparecido dos Santos. Com o intuito de trabalhar a cidadania do idoso em
sociedade. - Pois vemos a necessidade de
se trabalhar este tema em razão de observarmos o crescente aumento da população
idosa, fenômeno este observado não só na população brasileira, mas, na
população mundial, fato este que se justifica pelo aumento da expectativa de
vida das pessoas. Assim, observamos a necessidade crescente que esta população
idosa tem de ser reconhecida e valorizada, pois muitos de nossos idosos são
vítimas de maus tratos e violências de todas as ordens (físico, psicológicas,
emocional, financeiro ou simplesmente um ato de negligencia intencional ou por
omissão), mesmo havendo leis específicas que os amparam (estatuto do idoso).
Em seguida, a apresentação do curta, o
professor fez a discussãodo vídeo apresentado e reafirmando os direitos dos
idosos aos alunos. Em seguida, fez a divisão dos alunos em seisgrupos por sala,
cada grupo foi instruído a fazer a pintura de um idoso no gozo dos seus
direitos, ou seja, direito a integração social (família e sociedade),
praticando atividade física, namorando, em momentos de lazer e descontração,
trabalhando (atividades econômica) e em atividades alternativas.
Material e Método: Avaliação:
Quadro
e giz;
Folhas
de Papel Cartão;
Cola;
Lápis
de cor;
Tesoura;
Régua;
Folhas
de Cartolina;
Giz
de Cera;
Considerações:
Considero
que a execução desta atividade que leva como título a “O idoso na sociedade”,
foi de grande valia e relevância para o desenvolvimento das atividades, de
cooperação entre os alunos e para os educadores também, além de ser uma aula de
exercício da cidadania onde os alunos poderão trocar suas experiências uns com
ao outros. Observei que o trabalho foi bem recebido pelos aluno(a)s, que
demonstraram boa receptividade e aceitação da proposta feita pelos professores.
Outro
ponto positivo foi a quebra de estereótipos quanto ao modo de ver o idoso em
sociedade. Quando o tema da aula foi dito pelo professor que seria o respeito
ao idoso, tivemos a rejeição de alguns alunos, principalmente de uma aluna a
qual eu vou chama-la de (A), que foi veemente, ao afirmar que não gostava de
velhos.
Este
fato muito me surpreendeu, ao ver aquela rejeição daquela aluna por este tema.
Foto que me estimulou mais ainda a trabalhar aquela temática. – Achei bom que
logo alguns interviram no dialogo e saíram em defesa dos idosos e
afirmandoquerer trabalhar aquele tema.
-
Três dias antes da aula aproveitei à ida da mãe da aluna (A) a escola e relatei
a proposta de aula que tinha feito aos alunos na sexta-feira, dia 04 e contei
sobre a aversão da aluna ao tema. ela disse que nunca tinha observado nada. Que
ela só não gostava de ficar com gente idosa.
Com a exposição do curta os alunos viram o
abandono que vive alguns idosos, neste momento a aluna (A) chegou em mim e
falou: - Eu vou professor com você no asilo. - Pois eu já tinha feito a
proposta de terminarmos nosso projeto no asilo municipal de nossa cidade.
-
As demais dificuldades foram só de ordem disciplinar, que foram contornada com
o dialogo e esclarecimento das regras de comportamento em sala de aula e a
falta de energia que atrasou a execução do projeto.
Deste modo podemos concluir que durante a realização das atividades
propostas, contribuímos para que os ideais de respeito ao idoso, a diversidade
de gênero e cultural humana, existente no mundo, fossem reforçados. Acreditando
nos ideais de uma educação não normatizadora.
Avaliação:
Contínua e além de analisar o resultado final da confecção
dos quadros e apresentação do trabalho na escola.
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