sexta-feira, 2 de março de 2018


A aula a seguir encerra um ciclo onde o ensino transita da teoria para prática, momento de descontração e de carinho, de amor ao próximo e a vida.


Mudanças de Padrões na Sociedade: qualidade de vida.


Objetivos:

Relacionar o respeito às diferenças e o direito à cidadania;
Valorizar e respeitar a pluralidade cultural, religiosa e de gênero existente no mundo;
Estimular a cidadania e a solidariedade;
Priorizar as práticas cooperativas.

Metodologia:

Para a realização da atividade que tem como título “Mudanças dePadrões na Sociedade: qualidade de vida”, nãousaremos um recurso despertador e nem os alunos serão divididos em grupos.
Os alunos chegaram à sala, entregaram a quitanda ou refrigerante que trouxeram para partilhar com os idosos no asilo, foram ensaiar as duas músicas que cantaram para os idosos (Aquarela e O barquinho)
Obs.: Não era obrigatório aos alunos trazerem alimento de casa, o convite foi estendido a todos os alunos a partilharem, mas foi reforçado pelo professor que aqueles que por algum motivo não tivesse como levar um lanche que o professor forneceria o lanche a todos.
Logo em seguida, os alunos confeccionaram um pavão onde cada aluno iria confeccionar uma mãozinha que ao juntá-las formaria a calda do pavão. Cada quarto ano fez o seu pavão. Que foi simbolizado pelos professores para os alunos, que juntos, todos nos podemos fazer a diferença (sinal de união e cooperação).
Foi entregue a cada aluno um balão e feito um pedido para que eles colorissem e escrevessem dentro deles uma mensagem de respeito à diversidade, religiosa, cultural, de gênero e étnica humana.
Antes de sairmos para a visita no asilo, que estava marcada para as 14h30min, os ideais de respeito às diferenças, solidariedade e respeito a próximo, foram reafirmados pelos professores.
Após o retorno do asilo as crianças montaram omural e expuseram o resultado final do seu projeto para a escola.

Material e Método: Avaliação:

*      Quitandas;
*      Refrescos (suco e refrigerante);
*      Folhas de Papel Cartão;
*      Cola;
*      Caixa de som;
*      Lápis de cor;
*      Tesoura;
*      Régua;
*      Folhas de Cartolina;
*      Giz de Cera;

Considerações:

            Considero que a execução desta atividade que leva como título a “Mudanças de Padrões na Sociedade: qualidade de vida”, foi de grande valia para os alunos e para sociedade em geral. Pois a cidadania, a solidariedade e cooperativismos, têm que serem estimulados dentro da ambiente escolar.
            Não tivemos maiores problemas na execução desta iniciativa no ultimo dia, pois os alunos e professores envolvidos estavam estimulados para a execução da ultima etapa do projeto e tudo transcorreu dentro da mais perfeita harmonia. Os alunos interagiram e dialogaram com os idosos dentro do esperado.
            Outra grande surpresa que acho relevante ressaltar foi a aluna (A), já relatada por mim outrora, na execução da atividade de número cinco, por ter aversão a temática dos idosos.        A referida aluna A, chegou a mim quando retornávamos da casa dos idosos e relatou que este tinha sido um dia muito feliz de sua vida, falando que tinha sido quase como um dia de aniversário para ela.  Fato que muito me alegrou.
          Deste modo, podemos concluir que durante a realização das atividades propostas, contribuímos para que os ideais de respeito á pluralidade cultural, existente no mundo fossem reforçados.  Além de reforçar na prática a solidariedade, a caridade e trabalho cooperativo entre as crianças e entre os professores também. Acreditando assim nos ideais transformadores que só a educação pode criar.

Avaliação:

            Contínua e além de analisar o resultado final da confecção dos quadros e apresentação do trabalho na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A aula a seguir encerra um ciclo onde o ensino transita da teoria para prática, momento de descontração e de carinho, de amor ao próximo...