sábado, 23 de dezembro de 2017

Árvore de botões

Boa tarde!

Leitores, aproveitando as vésperas do feriado para apresentar mais um projeto voltado aos temas transversais realizado em sala de aula como projeto experimental, as experiências apresentadas anteriormente tiveram grande impacto positivo no corpo docente e discente, após a leitura espero a participação com críticas e sugestões. 

Abraços e boas festas!!!

Objetivos:
Relacionar o respeito às diferenças e o direito à cidadania;
Valorizar e respeitar a pluralidade cultural, religiosa e de gênero existente no mundo.
Priorizar as práticas cooperativas, no intuito de desenvolver as relações de parceria e cooperação entre os educandos.

Metodologia:

Para a realização da atividade que tem como título “Árvore de botões”, usaremos como recursos despertador do debate, uma gincana de tabuada. Gincana esta, que já havia sido proposta para os alunos com uma semana de antecedência. Onde a professora, explicou as regras previa do jogo para os educandos. Os alunos foram divididos em grupos, grupos estes que primamos pela interação entre os alunos, além de servir para reforçar o domínio das quatro operações de matemática básica.
Regras pré-estabelecidas:
Ø  Os alunos serão sorteados para vir à frente via sorteio de dois a dois;
Ø  Cada dupla sorteada tem direito a três perguntas;
Ø  Cada pergunta equivale a um ponto, e cada ponto corresponde ao valor unitário de um doce;
Ø  Se nenhum dos dois sorteados não souberem responder a/as pergunta/as, nenhum dos dois pontua. E a pergunta é passada para os demais alunos de sala responder;
Ø  Se o aluno errar a conta proposta ele perde um ponto;
Ø  Cada aluno ganha uma bala ou pirulito por acerto;
Ø  Se um dos alunos acertar as três perguntas ele ganhará dobrado, ou seja, ao invés de três ganhara seis balas;
Ø  Se houver conversa paralela na vez do outro aluno, o educando que estiver conversando perde um ponto quando for sua vez;
Ø  Foi previamente estabelecido que a tabuada a ser tomada seja a da multiplicação, salvo o sorteio de três alunosque quando sorteados seria feito perguntas relacionadas à adição visto que eles ainda não têm domínio da multiplicação;
Ø  Se houver repasse de informação indevida “cola”, na vez do outro o/os aluno/os envolvidos perderá um ponto quando chegar sua vez;
Posterior ao sorteio e participação de todos os alunos na gincana proposta, os professores deram mais uma a cada aluno como incentivo a participação e cooperação de todos os estudantes.Observamos a interação e a participação de todos os alunos presentes.   Em seguida, foi proposta aos grupos, a confecção de uma árvore de botões.

Árvores estas, que foram confeccionadas em coletividade, onde os alunos usaram os botões trazidos pelos integrantes do grupo e os fornecidos pelos professores, para a confecção de uma árvore de botões para o grupo. – Durante todos os momentos a troca e a doação de botões entre os grupos foram estimuladas.   Os botões foram utilizados pelos alunos para representar as folhas e frutos das árvores pelos alunos confeccioná-las.
Botões estes. que em sua variedade de cores, tamanhos e formas, os professores fizeram uma analogia para representar o quão rico e variado é a identidade cultura, étnica e de gênero humano. E que esta diversidade humana tem que ser respeitada, pois todos nós fazemos parte do conceito de um mundo plural. Trabalhando assim o respeito aos comportamentos atribuídos aos gêneros, culturas e religiões.
Material e Método: Avaliação:

*      Notebook;
*      Balas;
*      Pirulito;
*      Quadro e giz;
*      Folhas de Papel Cartão;
*      Cola;
*      Balas comestíveis;
*      Pirulito;
*      Tesoura;
*      Régua;
*      Folhas de Cartolina;
*      Giz de Cera;
*      Botões Fita adesiva.

Considerações:
            Considero que a execução desta atividade que leva como título a “Árvore de Botões”, foi de grande valia para o desenvolvimento das atividades de cooperação entre os alunos. Observei que o trabalho foi bem recebido pelos aluno (a)s, que demonstraram boa receptividade e aceitação da proposta feita pelos professores. Outro ponto positivo foi o interesse e a participação dos alunos na gincana de tabuada feita pelos professores como tema despertador da atenção em sala. Foi nítida a atenção que os alunos deram para a gincana. – Fato este, que propomos repetir a gincana na sexta-feira seguinte, pois esta proposta despertou grande interesse por parte dos educandos.
             Fora as dificuldades de subsídio do projeto, problemática comum enfrentada pelos professores, que dificulta à realização das atividades alternativas propostas, as outras dificuldades foram vencidas na primeira aula facilmente, superadas com o diálogo, onde o professor explicou a importância de se respeitar a diversidade humana. - Dificuldades estas, que podemos ressaltar a discriminação,exemplificada claramente nas falas de alguns alunos, quando criticam e se negam a realizarem o trabalho proposto com alguns colegas. Falas esta que podemos citar: - Não quero fazer este trabalho com ele! – Este grupo só tem mulher, não quero ficar nele! – Queria eu ter escolhido meu grupo. Não gostei deste grupo. – Não gosto de realizar trabalho em grupo. Não vou fazer! 
            Foi observado que as falas discriminatórias, estão presentes tanto nos discursos masculinos quanto nos femininos, narrados no parágrafo anterior. Ou seja, ao menos nas turmas escolhidas para a execução das atividades, tanto as mulheres quanto os homens demonstraram ainda ter alguns resquícios de preconceito em relação às questões de aceitação das diferenças em sala de aula. Contudo, devemos ressaltar que estas ações preconceituosas foram facilmente contornadas pelos professores, que não se omitiram e impediram que estas falas e ações discriminatórias feitas por alguns alunos viessem a reforçar os efeitos danosos que as práticas discriminatórias trazem para quem sofre com os seus efeitos.


          Deste modo podemos concluir que durante a realização das atividades propostas, contribuímos para que os ideais de respeito á pluralidade cultural, religiosa e de gênero existente no mundo fossem reforçados. Acreditando nos ideais transformadores que a educação pode criar.
 

3 comentários:

A aula a seguir encerra um ciclo onde o ensino transita da teoria para prática, momento de descontração e de carinho, de amor ao próximo...