quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Boa noite queridos leitores, apresento mais uma aula intitulada A Diversidade das Borboletas, espero sugestões, criticas e colaborações após a leitura, espero que gostem do conteúdo apresentado.

A diversidade das borboletas

Tempo: Esta atividade esta sendo elaborada para ser desenvolvido em uma aula de 4 horas e 30 minutos.

Objetivos:
Valorizar e respeitar a pluralidade cultural, religiosa e de gênero existente no mundo;
Priorizar as práticas cooperativas, no intuito de desenvolver as relações de parceria e cooperação entre os educandos;
Procurar fazer a ruptura da cultura de omissão nas redes escolares sobre a diversidade, em matéria da orientação sexual e as temáticas de gênero;
Relacionar o respeito às diferenças;
Ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceito e tabus.

Metodologia:

            Para a realização da atividade que tem como tema “A diversidade das borboletas”, usaremos como recursos despertador ao debate, a fala dos professores que usaram de frases de impactos transcritas em cartolinas, para dar início ao dialogo e a discussão sobre os temas de respeito adiversidade cultural, étnica e de gênero humano.
Em seguida,é proposto pelos professoresaosalunos que se dividam em grupos, grupos estes, já previamente formados pelo professor, alguns grupos ficaram responsáveis pela confecção de cartazes e outros grupos ficaram responsáveis pela confecção das dobraduras de borboletas de variadas cores, formatos e tamanhos. Borboletas estas, as quais o professor fará uma analogia a diversidade cultural, religiosa, étnica e de gênero,pois acreditamos que só a educação e respeito mútuo a diversidade humana é capaz de proporcionar maior valoração humana.
            Outra analogia proposta pelos educadores é o livro que apresenta duas figuras humanas que se encontram, do qual borboletas aparentam sair, representando o poder de transformação.
Material e Método:

*      Botões;
*      Papel cartão;
*      Quadro e giz;
*      Papel branco;
*      Cola;
*      Tesoura;
*      Notebook;
*      Pincel atômico;
*      Fita adesiva.

Considerações:

            Partindo do pressuposto, que atitudes devam ser tomadas para que haja a quebra da omissão nas falas dos professores, por receio de sofrerem represarias ao abordaremtemáticas tidas como polêmicas nas unidades escolares. Temáticas estas, as quais podem mencionar: os temas religiosos e as temáticas relacionadas à sexualidade e gênero, que quase sempre são inviabilizadas e quandosão abordadas só estão relacionadas ao conceito de reprodução humana e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Excluindo os temas relacionados asminorias de gênero das unidades escolares.
“... A solidão é um efeito marcante da homofobia. O recolhimento, a impossibilidade de partilhar experiências ou a exclusão do grupo escolar que comprometem a meta educacional”.” Homofobia & Educação promoção da convivência democrática...” Dinis (2009, p.12).

 A maior dificuldade na execução das atividades e em todas as outras propostas foia falta de recursos financeiros. As outras dificuldades foram vencidas facilmente com o diálogo, onde o professor propunha a leitura e a discussão da proposta da mensagem. Falas preconceituosas, homo fóbicas e discriminatórias surgiram, mas foram contornadas pelos professores.   Observamos que os alunos têm pouco conhecimento sob as temáticas ligadas ao gênero, logo fazendo uma analogia equivocada sobre a diversidade sexual ou reproduzindo frases de intolerância as minorias gênero (homofobia).
 É nítido, que o preconceito e a homofobia são mais acentuados nas falas dos alunos do sexo masculino.  - Fato este, queatribuímos em parte a estacultura machista, normatizada e instaurada em nossa sociedade.
Com o intuito de melhorar a qualidade do ensino, concluo que esta atividade vem a contribuir de maneira positiva para o desenvolvimento das temáticas relacionadas à diversidade cultural, religiosa e a orientação sexual de maneira ampla e não excludente.

Avaliação:

           
Contínua, com observação das atividades artística, em relação ao desenvolvimento dos alunos na execução das atividades propostas. 








2 comentários:

A aula a seguir encerra um ciclo onde o ensino transita da teoria para prática, momento de descontração e de carinho, de amor ao próximo...