Boa noite queridos leitores, apresento mais uma aula intitulada A Diversidade das Borboletas, espero sugestões, criticas e colaborações após a leitura, espero que gostem do conteúdo apresentado.
A
diversidade das borboletas
Tempo:
Esta
atividade esta sendo elaborada para ser desenvolvido em uma aula de 4 horas e
30 minutos.
Objetivos:
Valorizar e respeitar a
pluralidade cultural, religiosa e de gênero existente no mundo;
Priorizar as práticas
cooperativas, no intuito de desenvolver as relações de parceria e cooperação
entre os educandos;
Procurar fazer a
ruptura da cultura de omissão nas redes escolares sobre a diversidade, em
matéria da orientação sexual e as temáticas de gênero;
Relacionar o respeito
às diferenças;
Ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo,
livre de preconceito e tabus.
Metodologia:
Para a realização da atividade que tem como tema “A
diversidade das borboletas”, usaremos como recursos despertador ao debate, a
fala dos professores que usaram de frases de impactos transcritas em
cartolinas, para dar início ao dialogo e a discussão sobre os temas de respeito
adiversidade cultural, étnica e de gênero humano.
Em seguida,é proposto
pelos professoresaosalunos que se dividam em grupos, grupos estes, já
previamente formados pelo professor, alguns grupos ficaram responsáveis pela
confecção de cartazes e outros grupos ficaram responsáveis pela confecção das
dobraduras de borboletas de variadas cores, formatos e tamanhos. Borboletas
estas, as quais o professor fará uma analogia a diversidade cultural,
religiosa, étnica e de gênero,pois acreditamos que só a educação e respeito
mútuo a diversidade humana é capaz de proporcionar maior valoração humana.
Outra
analogia proposta pelos educadores é o livro que apresenta duas figuras humanas
que se encontram, do qual borboletas aparentam sair, representando o poder de
transformação.
Material e Método:
Botões;
Papel cartão;
Quadro e giz;
Papel branco;
Cola;
Tesoura;
Notebook;
Pincel atômico;
Fita adesiva.
Considerações:
Partindo do pressuposto, que
atitudes devam ser tomadas para que haja a quebra da omissão nas falas dos
professores, por receio de sofrerem represarias ao abordaremtemáticas tidas
como polêmicas nas unidades escolares. Temáticas estas, as quais podem mencionar:
os temas religiosos e as temáticas relacionadas à sexualidade e gênero, que
quase sempre são inviabilizadas e quandosão abordadas só estão relacionadas ao
conceito de reprodução humana e prevenção de doenças sexualmente
transmissíveis. Excluindo os temas relacionados asminorias de gênero das
unidades escolares.
“... A solidão é
um efeito marcante da homofobia. O recolhimento, a impossibilidade de partilhar
experiências ou a exclusão do grupo escolar que comprometem a meta
educacional”.” Homofobia & Educação promoção da convivência democrática...”
Dinis (2009, p.12).
A maior dificuldade na execução das atividades
e em todas as outras propostas foia falta de recursos financeiros. As outras
dificuldades foram vencidas facilmente com o diálogo, onde o professor propunha
a leitura e a discussão da proposta da mensagem. Falas preconceituosas, homo
fóbicas e discriminatórias surgiram, mas foram contornadas pelos
professores. Observamos que os alunos
têm pouco conhecimento sob as temáticas ligadas ao gênero, logo fazendo uma
analogia equivocada sobre a diversidade sexual ou reproduzindo frases de
intolerância as minorias gênero (homofobia).
É nítido, que o preconceito e a homofobia são
mais acentuados nas falas dos alunos do sexo masculino. - Fato este, queatribuímos em parte a
estacultura machista, normatizada e instaurada em nossa sociedade.
Com o intuito de melhorar a qualidade do
ensino, concluo que esta atividade vem a contribuir de maneira positiva para o
desenvolvimento das temáticas relacionadas à diversidade cultural, religiosa e a
orientação sexual de maneira ampla e não excludente.
Avaliação:
Contínua, com observação das
atividades artística, em relação ao desenvolvimento dos alunos na execução das
atividades propostas.
Aulas excelente com grande aprendizado.
ResponderExcluirExcelente trabalho!!
ResponderExcluir